sexta-feira, 19 de novembro de 2010

H2P

De Sanca Hip Hop - o movimento Hip Hop de São Carlos



O H2P formou-se em São Paulo, metrópole em que o Hip Hop criou seus contornos próprios no Brasil. Nada por acaso, esta cidade recebeu imigrantes de todo o país, um misto de culturas, uma diversidade intensa passou a conviver nela.
E é desta fonte densa, deste mosaico de culturas que nasce o H2P, um congregado de formações diversas. O que implicou na criação de um Hip Hop singular, mas, mais que singular um Hip Hop Positivo.
A linguagem urbana do Hip Hop forneceu o elemento central da estética do grupo, que foi somada a outras formas de música, artes, literaturas, enfim, de todo um repertório que passa da música tradicional brasileira e vai até a cultura negra norte-americana atual.
Como característica importante a irreverência e as letras instigantes formaram a particularidade que deu destaque ao trabalho do grupo, ao mesmo tempo, um trabalho cênico e uma produção musical cuidadosa alçaram o H2P.
Reconhecimento que veio em 2007 quando foram contemplados pelo Prêmio Rumos de Música do Instituto Itaú Cultural, este momento veio coroar o trabalho que já se estendia por todo o país e inclusive pelo exterior. Em 2007 o H2P foi à Santiago do Chile mostrar seu trabalho.
Além de ter sido convidado para participar de outros festivais internacionais, como representante brasileiro no Festival Hip Hop Havana, em Cuba, em 2004 e do Festival Zaragoza Latina, como representante da cidade de São Paulo.
No Brasil, o grupo protagonizou momentos importantes para o Rap paulistano e brasileiro, já percorreram diversos estados do país, fizeram importantes shows, como, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), sendo a única banda de Rap a se apresentar neste museu.
Entre a rotina de shows o H2P participou de algumas coletâneas e gravou o primeiro álbum intitulado Diversificando o Verso que foi lançado no site do grupo em 2010, disponibilizando-o para download a quem quiser ouvir.
A decisão de disponibilizar o álbum integral gratuitamente na internet tem a ver como o processo pelo qual o grupo passou dando-lhes a convicção de que a arte deve ser difundida para o maior número de pessoas, sem perder a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário